Skip to main content

Em “Começando a trabalhar” eu conto brevemente como comecei minha carreira como Designer

Estava aqui em casa procurando vários documentos para um projeto (se der certo eu conto mais tarde) e nessa busca encontrei dados dos meus primeiros empregos e isso me trouxe boas lembranças.

Durante o curso de Design Gráfico arrumei um “estágio” num pequeno escritório na Barra Funda em São Paulo, eram apenas 4 pessoas e eu entrei para esse grupo. De um lado da sala ficava uma “equipe” responsável pela atualização de um portal de surf e do outro a “agência” sendo eu o webdesigner, e o meu chefe.

Era meu primeiro emprego (sem carteira assinada) e minha oportunidade de ter a vivência na área que eu queria seguir, e não importava o quanto seria difícil, eu aceitei as condições que eram:

  • Salário incerto. Isso mesmo, as vezes eu recebia uma grana e as vezes eles me pagavam em óculos de sol que os patrocinadores do site de surf forneciam.
  • Sem ticket ou vale refeição. Sério!
  • Sem horário definido. E isso eu adorava porque estava na faculdade e podia trabalhar de acordo com o job.

Eu não lembro ao certo, mas devo ter ficado uns 3 ou 4 meses nesse trabalho que foi um curto período de muito aprendizado. Foi uma troca, que do meu ponto de vista, até hoje valeu muito apena.

Começando a trabalharMeu emprego seguinte veio a convite do meu irmão

Foi em uma produtora de vídeo na zona sul de São Paulo. Uma área nova em que eu não tinha nenhuma noção, e comecei como catalogador de cenas. Minha função era descrever o conteúdo das imagens dos arquivos.

E ai está uma coisa que talvez você concorde comigo, as pessoas não procuram melhorar em seus trabalhos, elas simplesmente o fazem. E eu não sou esse tipo de pessoa, e você também não deveria ser.

Em pouco tempo aprendi por interesse outras funções dentro da produtora como, recorte de chroma, edição de vídeo, gravação, autoração, etc. Pelo menos eu recebia um salário relativamente digno, mas ainda não tinha carteira assinada… Mas o mais importante, já tinha experiência para ir atrás do que eu queria.

Experiência é fundamental

Hoje eu vejo jovens saindo da faculdade sem experiência alguma e exigindo salários absurdos, escolhendo a dedo o emprego. A minha dica é aceite e faça um teste… Experiência é fundamental e sem isso você não pode exigir. Se você mora com seus pais e consegue segurar os custos melhor ainda.

Faça as contas e veja se você não pode começar a trabalhar com um salário abaixo da média e encare isso como temporário. Agora, se o lugar for realmente o seu sonho, eu tenho certeza que você irá dar o seu melhor e quando você faz isso, não é só você que ganha, mas a empresa com certeza irá recompensá-lo e querer você sempre por perto.

Guilherme Chimenti

Resetando minha vida. Nunca é tarde pra recomeçar.

Deixe um comentário