Skip to main content

Essa série de infográficos desenvolvida pela Printi, tem como finalidade apresentar processo gráfico de forma predominantemente visual. Eles abordam diversas questões como os tipos de acabamentos e formatos disponíveis no mercado, aplicações de cores e tintas, e o processo de impressão offset. Tudo bastante útil para saber o que indicar para o cliente de acordo com a necessidade dele.

Cores e Tintas

RGB

A abreviatura RGB (Red, Green, Blue) representa o método de cores utilizado nos monitores, que fazem uso das cores Vermelho, Verde e Azul para compor imagens coloridas no computador.

CMYK

Já o padrão CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) emprega as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e é utilizada para produção de materiais impressos.

Ao fazer a sua escolha de qual esquema de cores empregar em seu projeto, é importante lembrar que a proposta principal do RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, enquanto a proposta do CMYK reproduzir da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. Por isso o CMYK é o esquema utilizado pela indústria gráfica. O método RGB, baseado em luz, não serve para impressão de materiais.

Processo Gráfico - Offset

Processo Gráfico de Impressão Offset

O vídeo abaixo resume perfeitamente como funciona processo gráfico de impressão offset de 4 cores (CMYK):

Acabamentos e Formatos

Quais os tipos de acabamento mais comuns?

O tipo de acabamento mais comum é o refile ou corte. Necessariamente seu material deverá ser cortado, não sendo nem citado nos orçamentos. Mas existem muitos outros acabamentos que são opcionais e podem estar disponíveis para o cliente.

Os principais são:

  1. Laminação (brilho)
  2. Verniz
  3. Laminação fosca
  4. Verniz UV localizado
  5. Vinco
  6. Dobra
  7. Corte e vinco
  8. Bordas arredondadas
  9. Montagem revista
  10. Numeração
  11. Bloco
  12. Talão

Os diferentes tipos de papel:

  • Papel Jornal: utilizado para a impressão de jornais e revistas;
  • Papel Offset: utilizado em impressões offset, mais comum para a impressão de livros, revistas e catálogos;
  • Papel Fotográfico: um dos papeis mais utilizados da lista, indicado para grandes impressões possui diversas gramaturas e tamanhos, e pode ter uma camada brilhante ou fosca;
  • Papel Couchê: é um papel couchê com um revestimento de polietileno, muito resistente. Pode ser encontrado na forma brilhante ou fosca;
  • Papel de Revista: baixa qualidade de impressão, utilizado para impressões de “vida curta”, amarela rapidamente, mas em contrapartida tem grande resistência para impressões rápidas.

Fonte: Printi / CardQuali / Blog Creative

Guilherme Chimenti

Resetando minha vida. Nunca é tarde pra recomeçar.

Deixe um comentário