Skip to main content

Se você costuma guardar ou fazer backup de suas fotos no computador, já deve ter se deparado com fotos repetidas, mesmo que não sejam com o mesmo nome. Alguma câmeras fazem um backup da foto em baixa.

Você também pode ter cópias em baixa resolução de fotos enviadas do whatsapp, ou prévias, miniaturas (thumbnails) das fotos geradas por celulares antigos. Eu tinha um monte e não sabia.

Portanto vou apresentar abaixo alguns dos melhores programas para remover fotos duplicadas no Windows e no Mac:

Awesome Duplicate Photo Finder

Windows

Este programa é gratuito e muito fácil de usar. Você pode fazer tudo o que precisa com fotos duplicadas em apenas alguns cliques do mouse. O Awesome Duplicate Photo Finder é capaz de comparar imagens redimensionadas ou até imagens com cores corrigidas (fotos em preto e branco, etc.). Ele suporta todos os principais tipos de imagem: JPG, BMP, GIF, PNG.

Para começar a brincar basta arrastar algumas pastas do Windows Explorer para a janela do programa e clicar no botão “Iniciar”.

Você pode adicionar uma pasta principal e ele vai localizar todas as imagens das subpastas sem complicações. No teste que realizei com Windows 10 o programa demorou cerca de 2 horas para localizar mais de 54 mil fotos, dentre elas cerca de 4 mil repetidas ou semelhantes. Esse tempo vai depender da quantidade de fotos que você tem, além da configuração do seu PC.

Não se preocupe, o programa não vai apagar nada sozinho a intervenção é sua! Você faz a checagem manual das fotos e apaga a que desejar.

Download

Panaustik

Windows

Todas as fotos que mostram assuntos similares são agrupadas e montadas automaticamente. É então possível remover imagens redundantes ou duplicadas, ou criar panoramas se as imagens forem apropriadas. Este software usa a tecnologia Java para detectar as cópias e é muito fácil de usar.

Download

VisiPics

Windows

O VisiPics é mais um programa livre e gratuito. Primeiro, você seleciona a pasta raiz ou as pastas para encontrar e catalogar todas as suas fotos. Em seguida, o software aplica cinco filtros de comparação de imagens para medir a proximidade dos pares de imagens no disco rígido

Todas as duplicatas detectadas são mostradas lado a lado com informações pertinentes, tais como nome do arquivo, tipo e tamanho sendo exibidos. O modo de seleção automática permite que você escolha se deseja manter a imagem de resolução mais alta, o tipo de arquivo com economia de espaço, o tamanho menor ou todos os itens acima. Se você está inseguro sobre o que deseja realmente excluir, você pode selecionar manualmente as imagens que você não deseja manter e excluí-las.

Download

PhotoSweeper

Mac

A vida é um pouco injusta para usuários de MAC. Apesar do belo sistema operacional, a maioria dos bons programas são pagos, e o PhotoSweeper não foge a regra. Porém tenho que indicar ele pois foi o que utilizei e recomendo, o custo é de apenas $10. Você baixar a versão trial, mas só permite remover 10 fotos.

Ele é bem rápido na pesquisa das fotos e o visual não tem pra ninguém… Além de belo é intuitivo. Suporta os formatos de imagens mais populares e vai além com RAW, PDF, DNG e WebP. Ele inclui um renomeador de imagens em lote, dentre outras funcionalidades.

Download
Guilherme Chimenti

Resetando minha vida. Nunca é tarde pra recomeçar.

2 comentários

  • Evane Ribeiro disse:

    Quero separar minhas fotos por pessoas, lugarese data.

  • Caríssimo G/C… vc ainda está por aí? Espero que sim… (é que a matéria já tem mais de 2 anos).
    Tenho um arquivo c/ mais de 30 mil imagens. Naturalmente devem existir centenas repetidas. Já utilizei os indicados AWESOME, VISIPICS, o FIND.SAME e mais um que deletei e não lembro o nome. Todos eles ajudaram (interessante que um encontra coisa que outro não). Mas meu problema principal está nas imagens Webp. Não achei nenhum que analise esse formato. Vi sua indicação do PhotoSweeper, mas além de pago ele é p/ MAC, certo? Tem outra dica? Grato, abraços e parabéns pelo trabalho..

Deixe um comentário