Skip to main content

Você sabia que os construtores de websites gratuitos é a forma mais fácil, acessível e, ao mesmo tempo a eficaz de desenvolver um website? E os melhores, permitem obter um site moderno em poucos minutos e, ao mesmo tempo o usuário não precisa ter nenhuma habilidade especial. A maioria disponibiliza ferramentas de arrastar e soltar, editor HTML5 permitindo desenvolver um site decente mesmo você sendo um estudante do ensino médio.

Nenhuma programação, HTML, Photoshop, etc. Ao contrário do WordPress, sites construtores não necessitam de hospedagem web adicional, sendo mais uma vantagem nessa categoria. Mas você deve estar se perguntando, porque um designer daria este tipo de indicação e o que ele ganha com isso? Digamos que eu confio muito no trabalho que faço, o suficiente para reunir uma a lista com os melhores construtores de sites gratuitos guiadas pelos seguintes critérios: templates; editor arrasta e solta; usabilidade; número de aplicativos disponíveis; SEO amigável. Nesta lista eu apresento os melhores construtores de sites e totalmente gratuitos, sem qualquer limitação de testes.

WIX

Obviamente o WIX é o mais popular construtor de sites gratuito e conta com excelente sistema de pesquisas. Se você está procurando um que seja fácil de usar e ao mesmo tempo um avançado editor drag & drop, com uma enorme coleção de templates profissionais das mais diversas categorias – então o WIX será a solução perfeita.

Com a ajuda dele você será capaz de criar qualquer site: uma página pessoal, portfólio online, um site de negócios ou até mesmo um currículo em página corrida. Paralelamente, você tem acesso para hospedar seu site gratuitamente com um domínio de segundo nível, limitado ao espaço de armazenamento de 500MB e 1G de largura de banda, incluindo Google Analytics para acompanhar as estatísticas do seu website, um suporte de boa qualidade, e a marca será incluída em todas as páginas do seu site.

blogui-wix

WebsiteBuilder

Esse tem um nome bastante óbvio: WebsiteBuilder.com. Ele permitirá que você crie o seu site com aparência profissional absolutamente de graça. Uma das principais vantagens deste construtor de site é uma grande coleção de projetos de websites – centenas de modelos de sites e diversas categorias populares.

Muito fácil de usar com editor drag & drop e você não precisa de nenhuma habilidade em HTML ou CSS para lançar o seu site. Como outros gratuitos, o WebsiteBuilder.com irá adicionar um banner no rodapé e dar-lhe um nome de sub-domínio grátis para o seu site gratuitamente.

IM Creator

O IMCreator.com faz com que do processo de criar um website gratuito algo bastante simples e intuitivo com o seu editor de arrastar e soltar. Como outros, o IMCreator vem com seu pacote grátis e lhe oferece um sub domínio e 50MB de armazenamento. Mas a principal coisa dele é sua coleção regularmente atualizada de modelos de websites – todo mês, você vai ser capaz de encontrar dezenas de novos modelos com designs modernos e criativos. E graças à adesão dos novos padrões web, seu site gratuito ficará perfeito em todos os navegadores, bem como em smartphones.

Weebly

Outro grande construtor de site gratuito na lista é Weebly. Ele já está há um bom tempo nesse mercado e sabe bem o que disponibilizar aos seus usuários. Weebly oferece um plano absolutamente grátis com opções padrão: seu site em um sub-domínio, hospedagem gratuita, sem limitações, número ilimitado de páginas e até mesmo oportunidade de criar uma loja on-line básica, mas com taxa de transação de 3% (não sei se funciona no Brasil). E com novos e modernos templates que podem ser facilmente personalizados por meio do editor drag & drop. Você vai ter a um belo site sem gastar um centavo.

Webs

Você pode criar seu site gratuito com Webs.com. O pacote gratuito inclui um site com anúncios, bem como a versão móvel do seu site também com anúncios, limitado a largura de banda de 500 MB e espaço de armazenamento de 40MB. Se você decidir criar uma loja on-line, você terá um limite de 5 itens.

Ucraft

Mais um bom construtor de sites que lhe permite criar um site de graça é o UCRAFT. É relativamente novo nesse mercado dos construtores de site, mas permitem criar site amigável com sistemas de buscas (SEO friendly) com a ajuda de um fácil editor drag-and-drop. Se você optar pelo plano gratuito do UCRAFT terá direito a um subdomínio grátis e como de costume, com a marca UCRAFT estampada no site.

Os templates fornecidos pelo UCRAFT são novos e elegantes. Então, é uma grande solução se você quiser criar uma página pessoal ou landing page.

Sitey

Se você tiver a necessidade de criar um site com aparência profissional, então você deve definitivamente verificar Sitey.com. Ele é bem novo, mas ao mesmo tempo uma poderosa e gratuita plataforma de construção de sites. Para o plano gratuito, o Sitey oferece armazenamento de 50MB, upload de arquivo de 5 MB e largura de banda de 1 GB.

Além disso, você vai ter uma versão móvel do seu site, e acesso a mais de 100 templates profissionais e galeria de imagem, fácil de integrar as redes sociais. E todos os recursos listados são gratuitos. Como todos os outros, ele deixa um pequeno anúncio em seu site na versão gratuita.

Jimdo

Criado em 2004, o Jimdo.com tornou-se um dos construtores mais populares da web. Ele permite criar sites em HTML5 amigáveis para smartphones e absolutamente de graça. Uma das vantagens é a oportunidade de criar uma loja virtual grátis, é claro, com número limitado de produtos – você vai ser capaz de vender apenas 5 itens, mas sem quaisquer taxas de transação.

Você tem direito a 500MB de armazenamento, sub-domínio grátis e suporte ao cliente também estão incluídos no plano gratuito.

Qual é a diferença entre os construtores de sites gratuitos e construtores de sites pagos?

Por razões óbvias, os construtores de sites gratuitos são mais populares em comparação com os seus homólogos pagos. Naturalmente, estes vêm com algumas limitações, que são aliviadas nas versões premium desses serviços. Aqui estão algumas das principais diferenças entre os construtores pagos e gratuitos.

  • A maioria dos construtores de site gratuito são restritivas em termos de hospedagem forçando usar seus próprios sub-domínios. Além disso, os construtores de sites gratuitos são conhecidos por adicionar pop-ups, banners, etiquetas de rodapé e anúncios da barra lateral em seus sites. Na maioria dos casos, existe uma ilusão de controle que permite escolher o tamanho da bandeira, a colocação do anúncio ou da época do pop-up, mas fatores como a frequência dos anúncios, o tipo de anúncios não pode ser controlado pelos usuários dos serviços gratuitos. Serviços premium de construtor de site, por outro lado, permitem que você hospede seu site em um host de domínio de sua escolha, e não adiciona qualquer publicidade inadvertidamente em suas páginas.
  • Otimização para Sistemas de Busca (SEO): Normalmente, a maior parte do site de serviços gratuitos não oferecem atributos amigáveis na hospedagem. Apenas os melhores construtores de sites gratuitos podem se equiparar aos que oferecem serviço premium. A maioria dos serviços pagos, por outro lado, oferecem uma gama de funcionalidades de SEO para dar o pontapé inicial para o sucesso do seu site nos sistemas de busca.
  • A maioria dos serviços de construção de website oferecem aos usuários a liberdade de escolher entre uma variedade de pacotes. Mas no caso de serviços gratuitos, os usuários só podem usar uma largura de banda mínima que nem sempre é suficiente para transferência de vídeo clip, compartilhamento de fotos, e inclusão de mapas interativos. A experiência que você consegue entregar para o cliente com um construtor de site gratuito é bastante limitada devido a restrições de largura de banda. Os serviços pagos não impõem quaisquer restrições e as velocidades são inegavelmente maiores.
  • Geralmente, os serviços gratuitos oferecem somente o nível mais básico de suporte ao cliente, enquanto construtores de site pagos oferecem gestores de contas dedicados, helpdesks de suporte técnico, 24 x 7 e-mail e suporte telefônico. Com construtor de site gratuito, a curva de aprendizagem pode ser desafiador por causa da ausência desse suporte direto. E isso não é tão surpreendente, porque os mais famosos sites gratuitos tem dezenas de milhões de usuários gratuitos.

O outro fator que define os pagos para os gratuitos é a qualidade de seus templates. A maioria dos modelos oferecidos pelos construtores premium são exclusivos, diferenciado, personalizável, e isso agrega valor. Sites projetados em construtores de web grátis muitas vezes sofrem com o tempo de carregamento, impacta os negócios e afasta os clientes. Uma exceção são os mais avançadas construtores site gratuitos como WIX, Weebly etc.

Não preciso dizer que, se você quer um site profissional que é completamente funcional e livre de falhas você deve optar por serviços de construção de sites pagos ou contrate um profissional! A maioria dos sites de comércio eletrônico de renome também usam serviços pagos de construtores sites on-line e confiáveis para oferecer a melhor performance.

Classificação dos construtores de sites

A maioria dos serviços disponíveis no mercado podem ser categorizadas como construtores site offline e construtores site on-line. Algumas das suas características podem ser:

Off-line: são ferramentas para download oferecidos sob licenças diferentes, e exigem um conhecimento básico de HTML e CSS, para que os usuários possa criar páginas web funcionais. Quase todos os construtores site off-line são mais caros em comparação com os seus homólogos online. Por isso eles são mais adequados para os profissionais que estão habituados com essas ferramentas como designers gráficos e desenvolvedores web.

On-line: permitem que seus usuários criem sites usando interfaces visuais, sem qualquer conhecimento de HTML ou CSS. Essas interfaces são entregues através da nuvem, são fáceis de usar e são ideais para quem procura um meio inteligente e rápido a preços razoáveis (se não for gratuita).

Construtores site on-line podem ser classificados em 3 categorias, dependendo de sua funcionalidade. Estas categorias nem sempre são mutuamente exclusivas; aqui temos uma visão geral:

  • Negócios: Se você quer um site profissional para sua empresa ou pessoal, você pode configurá-lo facilmente dentro de apenas algumas horas. A maioria dos construtores de sites gratuitos de negócios vêm com templates especiais sintonizados para as necessidades dos empresários. Estes modelos são responsíveis em sua maioria e podem ser substituídos com conteúdo personalizado. A maioria destes construtores vêm com funcionalidades básicas de SEO.
  • Ecommerce: Construtores de lojas virtuais proporcionam uma experiência mais sofisticada de construção de website, mesmo para iniciantes. Tudo que você precisa fazer é escolher um modelo, trocar o conteúdo de demonstração com conteúdo real, adicionar produtos para o site, e alavancar as configurações e recursos para definir preços, impostos e gestão de estoques, variantes do produto, etc. A maioria destes construtores vêm com funcionalidades, tais como ckeck-out com um clique, carrinho de compra interativo, cálculo de frete, opções de compartilhamento em redes sociais, etc.
  • Portfólio: Criar um portfólio on-line para fotógrafos, designers, modelos e freelancers é mais fácil do que nunca, usando esses construtores de sites. A maioria dos construtores on-line oferecem a personalização completa com fontes livres, apoio SEO e recursos “retina” para esse tipo de site. Você pode escolher o que mais se adequa as suas necessidades entre as milhares de opções e construir um belo portfólio.
Guilherme Chimenti

Resetando minha vida. Nunca é tarde pra recomeçar.

6 comentários

Deixe um comentário